25.10.12

Guarani - Kaiowá - eles são brasileiros, eles precisam de ajuda

 "Um povo que não preserva a sua cultura jamais será um povo livre" - Plínio
Esse espaço foi construído com a intenção de ser leve e descontraído. Porém, é impossível fechar os olhos para o que acontece a nossa volta... Fechar os  olhos ou não dizer nada, seria alienação e consentimento com algo que não concordamos. 

Desde o encerramento das olimpíadas de Londres eu pensei em escrever algo a respeito, pois me incomodei demais com um dos clichês apresentados, "índios" com cocares de LED! Achei bizarro, ainda mais por todo desrespeito e marginalização que os mesmos sofrem! Lendo essa carta da tribo Guarani - Kaiowá (anúncio de genocídio), vejo que se não fizermos nada, em breve só teremos cocares de LED mesmo... Muito triste! 
O ser humano, a vida, a dignidade e a preservação cultural são muito maiores do que interesses políticos e econômicos de indivíduos, juntos podemos sempre mais. A mídia está calada, por isso todo o barulho que pudermos fazer com a internet é bem vindo. Devemos exigir a veiculação na mídia (hello Rede Globo!?, Veja, SBT...), um posicionamento da presidenta, do governador do estado, da FUNAI... 

Se você se importa, vale a pena ler e assinar a petição! A mídia está calada, então vamos fazer barulho? Juntos podemos sempre mais!

Para quem deseja entender melhor o assunto, segue o vídeo e os links:




Blogueiras e leitoras do blog, se quiserem copiar esse post e divulgar no espaço de vocês, fiquem a vontade! Quem acredita que o mundo pode ser melhor e mais justo, não deixe para depois. Faça agora a sua parte. 

Agradeço de coração para quem leu, informou-se e ajudou! 

3 comentários:

  1. Participei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

    Se puder divulgar...

    ResponderExcluir

Eu amo de coração quando vocês comentam!!! Obrigada!!! Bjossss!

Pin It button on image hover