21.6.12

Receita: Sopa de Ervilhas Frescas com Bacon


E dando sequência ao festival de sopas do Glamour e Glacê (rs), apresento agora a sopa de Ervilhas Frescas com Bacon. Quando casei, eu mal fritava um ovo e as minhas peripécias na cozinha começaram pelas sopas! rs Só parti para os risotos (lição número dois do curso básico de culinária) quando o marido teve um "piti" dizendo que não aguentava mais só tomar sopa! rs Eram tantos elogios no começo, que achei que continuava agradando... rs Essa sopa é uma delícia e o bacon pode ser substituído por linguiça calabresa defumada. Essa primeira versão com a linguiça eu aprendi com  a minha mãe. Já com o bacon, aprendi com a minha boadrasta, mas não muda quase nada, de ambos os jeitos é uma das minhas sofas preferidas! Um  agradecimento especial a minha amiga Simone, que deu minha primeira panela de pressão... rs Eu morria de medo da bichinha explodir e ela me deu uma nova para facilitar a minha vida e deixar o meu medo de lado... rs


Tinha esquecido de tirar a foto da sopeira e lembrei quando já estávamos na segunda rodada de sopa! rs

Ingredientes:
500g de ervilha fresca congelada
300g de bacon cortado em cubinhos
1 fio de azeite
1 cebola picada
2  dentes de alho picados
1 colher de sopa de pimenta tabasco (verde)
2 litros de água (aproximadamente)
Croutons ou pão italiano, azeite, parmesão e pimentas para acompanhar.

Modo de preparo:
Frite metade do bacon, não deixe endurecer e reserve. Na mesma panela frite a cebola e o alho e junte as ervilhas, a água e um pouco de sal. Deixe cozinhar até a ervilha ficar macia. A outra metade do bacon, coloque em um prato com papel toalha e leve de minuto a minuto no microondas até que esteja bem sequinho e crocante.
Bata no liquidificador, passe para a sopeira, junte o bacon (a primeira metade reservada) e prove o sal
Sirva com a metade do bacon crocante, croutons ou pão italiano, azeite, parmesão e pimentas para acompanhar.

Dica: Para fazer os croutons, corte o pão de fôrma em cubinhos e leve ao forno quente, mexendo de dois em dois minutos, até corar. O bacon pode ser substituído pela linguiça calabresa defumada. Rende 8 porções. 

Bom apetite!


Um comentário:

  1. Nesse frio, uma sopinha é tudo de bom....
    adorei a receitinha, Taís... bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir

Eu amo de coração quando vocês comentam!!! Obrigada!!! Bjossss!

Pin It button on image hover