27.3.12

Casa: Lousas na Decoração

Como uma boa filha de professora que sou,  adoro um giz e uma lousa. Sou da geração que viu os  quadros  negros (ou quadro verde... rs) serem substituídos pelos quadros  brancos nas escolas,  já era grandinha, mas me entristecia pensar no fim  das lousas. Com a valorização de tudo que é vintage, o bom e velho quadro negro aparece repaginado para decorar a nossa casa. Eu já comprei uma moldura antiga para fazer minha lousinha e confesso que estou com vontade de sair pintando mais superfícies por aí...  rs A seleção de imagens tem diversas opções de DIY (faça você mesmo)... Mãos à massa?

Adorei as molduras antigas pintadas de dourado e a mistura de lousa e espelho.
A parede pintada de preto (tinta fosca) e o calendário para ser preenchido com giz é um estímulo para organizar a agenda.
Bossa para a sala de jantar...
Sala de jantar com ares de restaurante!
O mix de lousas tradicionais fizeram uma excelente composição.
A minha lousa será inspired nessa aqui! Adoro a idéia de colocar o menu do dia em uma lousa!
Tinta para lousa pink! Amei!!!
Essa cabeceira com tinta de lousa verse já tinha sido postada aqui no blog, mas não resisti em postá-la novamente.
A parede pintada com a tinta de lousa e essa porta de correr antiga com ar industrial levaram essa cozinha para um outro nível... Amei!
No quarto das crianças... Só a altura não está adequada para os baixinhos!
Imagens via: Sarah Ortega, Pinterest, Barbara Panizza by Elle Decor, Valkoinen Harmaja, Mustard Seed.

Passo a Passo:

Para as molduras, a melhor opção  é a tinta automotiva, tem muitas cores disponíveis para aplicação com  pistola, já  no tubos em spray a  oferta é menor, mas ainda assim é possível encontrar cores bacanas. O primeiro passo é lixar a moldura para tirar o verniz, depois  aplicar um primer (normalmente branco) e depois aplicar a tinta automotiva. Para a parte da lousa, o melhor a fazer é usar a parte de trás da moldura em madeira, se estiver regular (sem ranhuras e imperfeições) é só lixar e aplicar tinta fosca preta  ou verde.  Caso a superfície não esteja  regular, o  ideal é  passar uma massa acrílica, lixar mais uma vez quando essa estiver seca e aí sim aplicar a tinta fosca.

Nota 1: Com o tempo a lousa tende a ficar opaca e esbranquiçada, tudo vai depender do quanto ela será usada. Nesses casos, é  só aplicar mais uma demão de tinta para a sua lousa ficar novinha em folha.

Nota  2: O efeito dourado da folha ouro é muito comum, porém esse efeito recomendo que seja realizado por um profissional. Todo o passo a passo acima,  eles também podem fazer.



"Decorar é a arte de espalhar sorrisos pela casa..." 

Amo essa frase e ela tem tudo a ver com essas lousinhas... Já escolheram a sua?

8 comentários:

  1. Amo muito lousa!!!Amei as fotos!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei as fotos, realmente muito bacana colocar uma lousa dessas.
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. oi taís bom dia amada.
    lindos!!!!! @_@

    ResponderExcluir
  4. Oiee onde compro essa tinta rosa (tipo quadro negro)?? Quero muitoo.. só achei preta e verde.... Se alguem souber fala ai!! por favor! =D Obrigada! isabelequeiiroz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabele, qualquer tinta fosca cumpre bem o papel de tinta para lousa! ;p

      Tem que ser aquelas tintas que você faz na máquina, escolhe a cor e o acabamento fosco. Aplique 3 demãos. Ah, e na hora de apagar a lousa, o melhor é um pano úmido! Boa Sorte! Bjos

      Excluir

Eu amo de coração quando vocês comentam!!! Obrigada!!! Bjossss!

Pin It button on image hover